O filme Rush-No Limite da Emoção nos mostra um pouquinho do universo da formula 1. E um presente para os fãs do esporte. Só dois filmes de ficção falam desse esporte, os outros falam sobre Nascar e a Fórmula Indy. Para quem não tem nenhuma intimidade com a Formula 1, o Cinema Para Sempre faz uma retrospectiva sobre os campeões de cada temporada. Não vou falar detalhadamente sobre pilotos e provas, mas nos familiarizar um pouco sobre o esporte.
CONHEÇA UM POUCO SOBRE
A HISTÓRIA DA FÓRMULA 1 E SEUS CAMPEÕES.
A HISTÓRIA DA FÓRMULA 1 E SEUS CAMPEÕES.
Nino Farina - Itália Alfa Romeo |
Em 13 de maio de 1950, em Silvestone, Inglaterra, começou a primeira prova de Fórmula 1 . O primeiro piloto a conquistar um título foi o italiano Nino farina dirigindo um Alfa Romeo.
Juan Manoel Fanjo - Argentina Alfa Romeo |
Alberto Ascari - Itália (Ferrari, Maserati e Lancia) |
Mike Hawtorn Inglaterra (Leslie Hawthorn, Archie Bryde,Ferrari, Vanwall, BRM e Maserati) |
Jack Braham - Austrália (Cooper, Brabham e Rob Walker Racing Team) |
Phil Hill - Inglaterra (Ferrari, Cooper, Porsche, Automobili Turismo e Sport, Eagle) |
s vezes. Graham foi o único piloto a ganhar a triplice Coroa do automobilismo, um título não oficial que o piloto ganha nas categorias: Grande Prêmio de Mônaco, 500 Milhas de Indianápolis e 24h de Les mans. Graham também é pai de outro piloto campeão, Dammon Hill. Nesse ano,
Graham Hill - Inglaterra (Lotus, BRM, Brabham e Hill) |
Em 1963, Jim Clark mostra a supremacia britânica em fazer campeões na Fórmula 1. Jim Clark é considerado um dos maiores talentos da Formula 1. Se interessou por carros aos 8 anos de idade, pelas corridas aos 15, e aos 17 começou a correr em outras categorias do automobilismo. Aos 24 anos estreou na F1, no GP da Holanda do campeonato de 1960. Foi Bi campeão dos anos 1963 e 1965.
Em 1964, John Surtees foi o único campeão em duas categorias em duas e quatro rodas. Foram sete títulos mundiais em corridas de motociclismo. Em 1960 entrou na formula 1, na Lotus no GP de Mônaco e ganhou em 64 pela Ferrari. Em 1966 Surtees saiu da Ferrari reclamando do excesso de pressão e montou sua própria escuderia, Surtees Racing Organiation que disputou a F1 nos anos 70. Em 1996, Surtees foi imortalizado no International Motorsports Hall of Fame.
Em 1965 - Jim Clarke nascido na Escócia é considerado um dos melhores pilotos da F1. Apaixonado por carros desde os 8 anos quando começou a dirigir o carro da família na pequena propriedade agrícola de seus pais. Aos 15 se interessou pela Formula 1 e aos 17 começou a correr em Rali na categoria amador. Apesar de ser um bom filho e sempre obdiente aos seus pais que não gostavam da ideia de ver o filho correr, Jim Clark enfrentou tudo para se tornar piloto de Formula 1. Estreou em 1960 no GP da Hollanda dirigido uma Lotus. Clark foi o piloto mais jovem até o momento a ganhar um campeonato, aos 27 anos, ele quebrou recordes como 7 vitórias, 7 poles e 6 voltas mais rápidas. Ele era um fenômeno sempre se destacando nas corridas. Pouquíssimos esportistas foram capa da revista Time e a grande maioria dos Estados Unidos. Jim Clark virou celebridade e garoto propaganda de várias marcas e tinha muitos compromissos sociais.
John Surtees Lotus e Ferrari |
Jim Clark Lotus |
Jack Brabham Cooper/ Brabhma / Rob Walker Race Team |
Em 1966 - Jack Brabham vence de novo.
Danny Hulme - Austrália Brabham / McLaren |
Em 1967 - Danny Hulme, piloto australiano que começou com mecânico de Jack Brabham. Chegou a correr com o patrão como companheiro de equipe na Brabham. Ganhou o campeonato e no ano seguinte foi McLaren onde ficou até 1974 e foi companheiro de equipe de de Emerson Fitipaldi.
Graham Hill - Inglaterra (Lotus, BRM, Brabham e Hill) |
Jackie Stewart - Escócia BRM/ Matra / Tyrrell |
Em 1969 - Jackie Stewart piloto escosses que correu de 1965 até 1973. Estreou na BRM no GP da Africa do Sul, onde ficou até 1968. Venceu seu primeiro GP na Itália em 1965. Em 1969 ele se mudou para a estreante equipe Matra, onde consegui seu primeiro campeonato. No ano seguinte se mudou novamente, desta vez, Stewart foi para Tyrell. Jackie Stewart conquistou 27 vitórias melhor marca até 1987, quando o piloto Alain Prost quebrou o recorde dessa marca histórica.
Em 1970 - Jocked Rindt
Jack Stewart Tyrrel |
Emerson Fitipaldi - Brasil Lotus/ McLaren/ Copersugar-Fitipaldi |
Emerson Fitipaldi - Hoje |
François Cevert - França Tyrrell |
Jackie Stewart - Escócia BRM/ Matra / Tyrrell |
Emerson Fitipaldi - Brasil Lotus/ McLaren/ Copersugar-Fitipaldi |
Em 1974 - Emerson Fitipaldi trocou a Lotus pela McLaren e foi Bi campeão. Um piloto muito competitivo e um visionário.
Niki Lauda - Áustria March/ BRM/ Ferrari/ Brabham/ McLaren |
Em 1975 - Niki Lauda, o piloto austríaco foi o campeão dessa temporada. Lauda é bi campeão da Formula 1, proprietário da companhia aérea Niki, e é hoje, Diretor da Mercedes e também responsável pela contratação de Lewis Hamilton. Niki Lauda correu como piloto entre 1971 e 1979 pelas escuderias March, BRM, Ferrari, Brabham e McLaren. Estimulado pela competição com o piloto britânico James Hunt desde a Formula 2 e 3. Ao saber que Hunt ingressaria na F1, Lauda Arranjou a verba que precisava com a família e foi para pequena escuderia March. Em 1974 estava na Ferrari e venceu o GP da Espanha, em Jarama. Em 1975 após cinco vitórias, das quais largou na pole quatro vezes, tornou campeão desse ano.
Em 1976- James Hunt piloto britânico com fama de playboy era o antagonista de Niki Lauda e os dois disputavam tudo. Contrariado com a vitória de Lauda, Hunt corre atrás do prejuízo. Nos preparativos para o GP do Japão, Lauda solicitou uma reunião para cancelar a corrida devido as fortes chuvas. Hunt achou que era uma estratégia de Lauda para ganhar o campeonato antecipadamente.Na hora de de decidir, a maioria ficou com Hunt. Quando a corrida aconteceu, Lauda derrapou e bateu contra um muro incediando um carro. Emerson Fitipaldi e Clay Reggazonne pararam suas corridas para socorrer o companheiro que teve muito de seu rosto queimado. Hunt se sentiu culpado e mesmo assim, aproveitou a chance que Lauda deu e igualou sua pontuação. Lauda entrou em uma corrida desesperada para sua recuperação para alcançar Hunt que estava chegando perto de sua pontuação. Lauda em uma recuperação incrível, volta para diputar o campeonato duas provas depois do acidente, mas James Hunt vence por um ponto.
Em 1977 - Niki Lauda começa o campeonato bem, mas sem o estímulo da disputa com James Hunt. Nesse ano, Niki Lauda se torna Bi Campeão.
Em 1978 - Mário Andretti
Em 1979 - Jodi Scheckter
Em 1981 - Nelson Piquet
Em 1982 - Keke Rosberg
Em 1983 - Nelson Piquet
Em 1984 - Niki Lauda
Em 1985 - Alain Post
Em 1986- Alain Prost
Em 1987 - Nelson Piquet
Em 1989 - Alain Prost
Em 1990 - Ayrton Senna
Em 1991 - Ayrton Senna
Em 1992 - Nigel Mansel
Em 1993 - Alain Prost
Em 1994 - Michael Schumacher
Em 1995 -Michael Schumacher
Em 1997 - Jaques Villeneauve
Em 1998 - Mika Hakinen
Em 1999 - Mika Hakinen
Em 2001 - Michael Schumacher
Em 2002 - Michael Schumacher
Em 2003 - Michael Schumacher
Em 2004 - Michael Schumacher
Em 2005 - Fernando Alonso
Em 2006- Fernando Alonso
Em 2007 - Kimi Raikonen
Em 2008 - Lewis Hamilton
Em 2009 - Jensen Buttom
Em 2010 - Sebastian Vettel
Em 2011 - Sebastian Vettel
Em 2012 - Sebastian Vettel
Fernando Alonso (Ferrari), Kimi Raikonen (Mercedes), Sebastian Vettel (RBR) |
Em 2013 - o campeonato está em andamento e tem na disputa pelo título: Sebastian Vettel, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Kimi Raikonen, Mark Webber e Felipe Massa. Embora tudo indica que o campeonato se continuar dessa forma ficará mesmo entre Sebasstian Vettel e Fernando Alonso.
Mark Webber (RBR), Sebastian Vettel (RBR) e Kimi Raikonen (Mercedes) |
Felipe Massa, Sebastian Vettel e Fernado Alonso. Um RBR entre duas Ferraris. |
Tabela Fórmula 1 2013
classificação | PONTOS | VITÓRIAS | PÓDIOS | POLES | MELHORES VOLTAS |
---|---|---|---|---|---|
1 Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) | 222 | 6 | 9 | 4 | 4 |
2 Fernando Alonso (ESP/Ferrari) | 169 | 2 | 7 | 0 | 1 |
3 Lewis Hamilton (ING/Mercedes) | 141 | 1 | 5 | 5 | 1 |
4 Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) | 134 | 1 | 6 | 0 | 1 |
5 Mark Webber (AUS/RBR-Renault) | 130 | 0 | 4 | 0 | 3 |
6 Nico Rosberg (ALE/Mercedes) | 104 | 2 | 2 | 3 | 0 |
7 Felipe Massa (BRA/Ferrari) | 79 | 0 | 1 | 0 | 0 |
8 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) | 57 | 0 | 1 | 0 | 0 |
9 Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) | 48 | 0 | 0 | 0 | 0 |
10 Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) | 36 | 0 | 0 | 0 | 0 |
11 Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) | 25 | 0 | 0 | 0 | 0 |
12 Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) | 18 | 0 | 0 | 0 | 1 |
13 Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) | 13 | 0 | 0 | 0 | 0 |
14 Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) | 18 | 0 | 0 | 0 | 0 |
15 Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) | 17 | 0 | 0 | 0 | 0 |
16 Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) | 1 | 0 | 0 | 0 | 0 |
17 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
18 Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
19 Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
20 Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
21 Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
22 Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário