JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

RUSH - NO LIMITE DA EMOÇÃO NOS LEVA PARA O ENCANTADOR UNIVERSO DA FORMULA 1

O filme Rush-No Limite da Emoção nos mostra um pouquinho do universo da formula 1. E um presente para os fãs do esporte. Só dois filmes de ficção falam desse esporte, os outros falam sobre Nascar e a Fórmula Indy. Para quem não tem nenhuma intimidade com a Formula 1, o Cinema Para Sempre faz uma retrospectiva sobre os campeões de cada temporada. Não vou falar detalhadamente sobre pilotos e provas, mas nos familiarizar um pouco sobre o esporte. 








CONHEÇA UM POUCO SOBRE 

A HISTÓRIA DA FÓRMULA 1 E SEUS CAMPEÕES.







Nino Farina - Itália
Alfa Romeo

Em 13 de maio de 1950, em Silvestone, Inglaterra, começou a primeira prova de Fórmula 1 . O primeiro piloto a conquistar um título foi o italiano Nino farina dirigindo um Alfa Romeo. 












Juan Manoel Fanjo - Argentina
Alfa Romeo

Alberto Ascari - Itália
(Ferrari, Maserati e Lancia)
No ano seguinte o Argentino Juan Manuel Fanjo deixou sua marca na Formula 1, também pilotando um Alfa Romeo. No ano seguinte, outro italiano, Alberto Ascari deixou sua marca ganhando duas vezes seguidas em 1952 e 1953. O Argentino não deixou barato e correu atrás de reconquistar seu título de campeão e não satisfeito em ganhar apenas em 1954, ele também ganhou em 1955, 1956, 1957. Ele dirigiu um Masserati, Ferrari e Mercedes. O argentino se tornou penta campeão de Fórmula 1.



Mike Hawtorn  Inglaterra
(Leslie Hawthorn, Archie Bryde,Ferrari,
 Vanwall, BRM e Maserati)
Em 1958 a F1 tem um campeão inusitado: Mike Hawtorn que ganhou o campeonato com uma única vitória. Ele estava em segundo lugar no campeonato e pela desclassificação de outro piloto, ele conquistou o campeonato se aposentando logo em seguida.












Jack Braham - Austrália
 (CooperBrabham e Rob Walker Racing Team)
No último ano da década, 1959,  conhecemos outra figura das pistas, Jack Brabham da Cooper que ganhou também o campeonato de 1960. No ano seguinte, ele lança sua equipe, a Brabham.












Phil Hill - Inglaterra
(Ferrari, Cooper, Porsche,
Automobili Turismo e Sport, Eagle)
Em 1961, o Norte Americano Phil Hill foi o campeão com a Ferrari. Que não nenhum parentesco com o Britânico Graham Hill que disputou o campeonato durante 18 anos e pilotou na BRM e uma Lotus. Graham ganhou o apelido de Mr. Mônaco por vencer cinco vezes esse circuito. Essa marca só foi quebrada 24 anos depois quando o piloto brasileiro  Ayrton Senna que ganhou sei
s vezes. Graham foi o único piloto a ganhar a triplice Coroa do automobilismo, um título não oficial que o piloto ganha nas categorias: Grande Prêmio de Mônaco, 500 Milhas de Indianápolis e 24h de Les mans. Graham também é pai de outro piloto campeão, Dammon Hill. Nesse ano, 


Graham Hill - Inglaterra
(Lotus, BRM, Brabham e Hill)
Em 1962, outro Britânico ganha o campeonato, Graham Hill. O único piloto a ganhar a Tríplice Coroa do Automobilismo. O piloto ganhou 5 vezes o GP de Mônaco (1963/1964/1965/1968/1969), 500 Milhas de Indianapolis (1966) e 24 horas de Les Mans (1972) e Graham Hill foi campeão em 1962, 1968 e esteve na categoria por 18 anos. De 1958 à 1975. 

Jim Clark - Inglaterra
Lotus
Em 1963, Jim Clark mostra a supremacia britânica em fazer campeões na Fórmula 1.  Jim Clark é considerado um dos maiores talentos da Formula 1. Se interessou por carros aos 8 anos de idade, pelas corridas aos 15, e aos 17 começou a correr em outras categorias do automobilismo. Aos 24 anos estreou na F1, no GP da Holanda do campeonato de 1960. Foi Bi campeão dos anos 1963 e 1965.





John Surtees
Lotus e Ferrari
Em 1964, John Surtees foi o único campeão em duas categorias em duas e quatro rodas. Foram sete títulos mundiais em corridas de motociclismo. Em 1960 entrou na formula 1, na Lotus no GP de Mônaco e ganhou em 64 pela Ferrari. Em 1966 Surtees saiu da Ferrari reclamando do excesso de pressão e montou sua própria escuderia, Surtees Racing Organiation que disputou a F1 nos anos 70. Em 1996, Surtees foi imortalizado no International Motorsports Hall of Fame.










Jim Clark
Lotus
Em 1965 - Jim Clarke nascido na Escócia é considerado um dos melhores pilotos da F1. Apaixonado por carros desde os 8 anos quando começou a dirigir o carro da família na pequena propriedade agrícola de seus pais. Aos 15 se interessou pela Formula 1 e aos 17 começou a correr em Rali na categoria amador. Apesar de ser um bom filho e sempre obdiente aos seus pais que não gostavam da ideia de ver o filho correr, Jim Clark enfrentou tudo para se tornar piloto de Formula 1. Estreou em 1960 no GP da Hollanda dirigido uma Lotus. Clark foi o piloto mais jovem até o momento a ganhar um campeonato, aos 27 anos, ele quebrou recordes como 7 vitórias, 7 poles e 6 voltas mais rápidas. Ele era um fenômeno sempre se destacando nas corridas. Pouquíssimos esportistas foram capa da revista Time e a grande maioria dos Estados Unidos. Jim Clark virou celebridade e garoto propaganda de várias marcas e tinha muitos compromissos sociais.




Jack Brabham
Cooper/ Brabhma / Rob Walker Race Team
Em 1966 - Jack Brabham vence de novo.
















Danny Hulme - Austrália
Brabham / McLaren

Em 1967 - Danny Hulme, piloto australiano que começou com mecânico de Jack Brabham. Chegou a correr com o patrão como companheiro de equipe na Brabham. Ganhou o campeonato e no ano seguinte foi McLaren onde ficou até 1974 e foi companheiro de equipe de de Emerson Fitipaldi. 






Graham Hill - Inglaterra
(Lotus, BRM, Brabham e Hill)
Em 1968 - Graham Hill  ganha mais um campeonato















Jackie Stewart - Escócia
BRM/ Matra / Tyrrell
Em 1969 - Jackie Stewart piloto escosses que correu de 1965 até 1973. Estreou na BRM no GP da Africa do Sul, onde ficou até 1968. Venceu seu primeiro GP  na Itália em 1965. Em 1969 ele se mudou para a estreante equipe Matra, onde consegui seu primeiro campeonato. No ano seguinte se mudou novamente, desta vez, Stewart foi para Tyrell. Jackie Stewart conquistou 27 vitórias melhor marca até 1987, quando o piloto Alain Prost quebrou o recorde dessa marca histórica. 








Em 1970 - Jocked Rindt
















Jack Stewart
Tyrrel
Em 1971 - Jackie Stewart foi campeão novamente, desta vez, pela equipe Tyrrell. Ele foi um dos pilotos a exigir mais segurança na Formula 1. Tudo começou quando sofreu um grave acidente em Spa-Francorchamps. Uma tempestade atingiu o circuito e deixou seco somente o grid de largada. Na rápida Masta Straight, a BRM de Stweart girou e caiu em uma vala. Ele ficou preso no carro com o macacão cheio de gasolina. Enquanto isso, Graham Hill e Bondurant  tentavam desaparafusar o volate para poderem retirar Stewart de dentro do monoque avariado. A partir daí, exigiu segurança para correr na equipe. Foi ele quem idealizou o capacete que cobre toda cabeça e o macacão antichamas. Chegou a ser ridicularizado por aqueles que achavam que o esporte deveria ser de risco e lhe deram o apelido de " O Homem Vacilante".  




Emerson Fitipaldi - Brasil
Lotus/ McLaren/
Copersugar-Fitipaldi
Emerson Fitipaldi - Hoje
Em 1972 o primeiro piloto brasileiro a ganhar um  campeonato na Formula 1 e Emerson Fitipaldi mostra que os brasileiros tem paixão por carros.  Emerson se tornou o ppiloto mais jovem da F1 com 25 anos, oito meses e 29 dias. recorde quebrado 33 anos depois pelo piloto espanhol Fernando Alonso. No ano seguinte venceu algumas corridas, mas perdeu o campeonato para seu companheiro de equipe, Jackie Stewart. Emerson Fitipaldi é um dos maiores pilotos brasileiros da história do automobilismo. Foi Bi campeão na Formula 1, Bi campeão nas 500 milhas de Indianápolis e Campeão da Formula Indy.






François Cevert - França
Tyrrell
Jackie Stewart - Escócia
BRM/ Matra / Tyrrell
Em 1973 - Jackie Stewart foi campeão mais uma vez e seria seu último campeonato como piloto de Formula 1.  Sete anos depois  de lutar por mais segurança no esporte, seu companheiro da Tyrrell, o piloto francês François Cevert teve uma das piores mortes da formula 1. O piloto escapou da pista, bateu no guard rail do lado direito e ricocheteou em direção ao guard rail da esquerda, virando de rodas para o ar e se arrastando pela "lâmina" dee metal por mais de cem metros. Foi degolado e teve morte instantânea. Chocado com a morte de François Cevet, Jackie Stewart decidiu abandonar de forma de forma definitiva a Formula 1. Ele retornou a formula 1 em 1997 quando fundou sua equipe e seus melhorres resultados foram o piloto Johhny Herbet no GP da europa e Rubens Barrichello no GP da França em 1999. Nesse ano ficou em 4º lugar no mundial dos construtores. No fim do capeonato de 1999, Stewart estava atolado em dívidas e vendeu a escuderia para Jaguar. Até hoje, Jackie Stewart é lembrado por seus feitos na Formula 1. 




Emerson Fitipaldi - Brasil
Lotus/ McLaren/
Copersugar-Fitipaldi

Em 1974 - Emerson Fitipaldi trocou a Lotus pela McLaren e foi Bi campeão. Um piloto muito competitivo e um visionário. 











Niki Lauda - Áustria
March/ BRM/ Ferrari/ Brabham/ McLaren
Em 1975 - Niki Lauda, o piloto austríaco foi o campeão dessa temporada. Lauda é bi campeão da Formula 1,  proprietário da companhia aérea Niki, e é hoje, Diretor da Mercedes e também responsável pela contratação de Lewis Hamilton.  Niki Lauda correu como piloto entre 1971 e 1979 pelas escuderias March, BRM, Ferrari, Brabham e McLaren. Estimulado pela competição com o piloto britânico James Hunt desde a Formula 2 e 3. Ao saber que Hunt ingressaria na F1, Lauda Arranjou a verba que precisava com a família e foi para pequena escuderia March. Em 1974 estava na Ferrari e venceu o GP da Espanha, em Jarama. Em 1975 após cinco vitórias, das quais largou na pole quatro vezes, tornou campeão desse ano.





  
Em 1976- James Hunt piloto britânico com fama de playboy era o antagonista de Niki Lauda e os dois disputavam tudo. Contrariado com a vitória de Lauda, Hunt corre atrás do prejuízo. Nos preparativos para o GP do Japão, Lauda solicitou uma reunião para cancelar a corrida devido as fortes chuvas. Hunt achou que era uma estratégia de Lauda para ganhar o campeonato antecipadamente.Na hora de de decidir, a maioria ficou com Hunt. Quando a corrida aconteceu, Lauda derrapou e bateu contra um muro incediando um carro. Emerson Fitipaldi e Clay Reggazonne pararam suas corridas para socorrer o companheiro que teve muito de seu rosto queimado. Hunt se sentiu culpado e mesmo assim, aproveitou a chance que Lauda  deu e igualou sua pontuação. Lauda entrou em uma corrida desesperada para sua recuperação para alcançar  Hunt que estava chegando perto de sua pontuação. Lauda em uma recuperação incrível, volta para diputar o campeonato duas provas depois do acidente, mas James Hunt vence por um ponto.

Em 1977 - Niki Lauda começa o campeonato bem, mas sem o estímulo da disputa com  James Hunt. Nesse ano, Niki Lauda se torna Bi Campeão. 












Em 1978 - Mário Andretti












Em 1979 - Jodi Scheckter


















Em 1980 - Alan Jones
Em 1981 - Nelson Piquet











Em 1982 - Keke Rosberg

Em 1983 - Nelson Piquet
Em 1984 - Niki Lauda











Em 1985 - Alain Post
Em 1986- Alain Prost
Em 1987 - Nelson Piquet













Em 1988 - Ayrton Senna
Em 1989 - Alain Prost
Em 1990 - Ayrton Senna
Em 1991 - Ayrton Senna
Em 1992 - Nigel Mansel







Em 1993 - Alain Prost
Em 1994 - Michael Schumacher
Em 1995 -Michael Schumacher










Em 1996- Damon Hill
Em 1997 - Jaques Villeneauve
Em 1998 - Mika Hakinen
Em 1999 - Mika Hakinen









Em 2000 - Michael Schumacher
Em 2001 - Michael Schumacher
Em 2002 - Michael Schumacher
Em 2003 - Michael Schumacher
Em 2004 - Michael Schumacher
Em 2005 - Fernando Alonso
Em 2006- Fernando Alonso
Em 2007 - Kimi Raikonen

Em 2008 - Lewis Hamilton
Em 2009 - Jensen Buttom
Em 2010 - Sebastian Vettel
Em 2011 - Sebastian Vettel
Em 2012 - Sebastian Vettel










Fernando Alonso (Ferrari),
Kimi Raikonen (Mercedes), Sebastian Vettel (RBR)
Em 2013 - o campeonato está em andamento e tem na disputa pelo título: Sebastian Vettel, Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Kimi Raikonen, Mark Webber e Felipe Massa. Embora tudo indica que o campeonato se continuar dessa forma ficará mesmo entre Sebasstian Vettel e Fernando Alonso.  



Mark Webber (RBR),
Sebastian Vettel (RBR) e Kimi Raikonen (Mercedes)


Felipe Massa, Sebastian Vettel e Fernado Alonso.
Um RBR entre duas Ferraris.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela Fórmula 1 2013

Mundial de Pilotos 
        

classificaçãoPONTOSVITÓRIASPÓDIOSPOLESMELHORES VOLTAS
1 Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault)2226944
2 Fernando Alonso (ESP/Ferrari)1692701
3 Lewis Hamilton (ING/Mercedes)1411551
4 Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault)1341601
5 Mark Webber (AUS/RBR-Renault)1300403
6 Nico Rosberg (ALE/Mercedes)1042230
7 Felipe Massa (BRA/Ferrari)790100
8 Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)570100
9 Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)480000
10 Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes)360000
11 Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 250000
12 Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes)180001
13 Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari)130000
14 Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari)180000
15 Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari)170000
16 Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault)10000
17 Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault)00000
18 Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari)00001
19 Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth)00000
20 Charles Pic (FRA/Caterham-Renault)00000
21 Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth00000
22 Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault)00000

Nenhum comentário:

Postar um comentário