JASON BOURNE

JASON BOURNE

JULIETA

JULIETA

quinta-feira, 31 de julho de 2014

ESTREIA DO DIA 31 DE JULHO DE 2014

Nessa quinta-feira tem mais dois filmes chegando nas salas de cinema no Brasil. 

Vamos começar com o cinema nacional, O Homem das Multidões da dupla Cao Rodrigues e Marcelo Gomes. 


Dos Estados Unidos chega o esperado  filme da Marvel/Disney Guardiões da Galáxia 





O HOMEM DAS MULTIDÕES


Sinopse: Juvenal é um maquinista de metrô em Belo Horizonte, Margô controla o fluxo dos trens. Ambos vivem em um estado de profunda solidão, cada um a sua maneira. O filme é uma reflexão sobre diferentes formas de solidão e amizade no universo urbano brasileiro.

Crítica: A combinação de dois cineastas, o mineiro Cao Guimarães e  o pernambucano Marcelo Gomes resultou em um filme experimental de sensações com o tema solidão. Enquanto Juvenal representa a solidão do isolamento, Margô representa a solidão virtual. 

A estética já nos tira do conforto habitual do formato cinemascope. Tudo é projetado como se fosse uma foto de polaroide dos anos 70. Todo o filme é projetado na tela como um retângulo na vertical. 

O filme mostra uma narrativa mais lenta e os atores não são conhecidos do grande público, mas fazem um bom trabalho. A edição é bem feita e a fotografia em tom pastel dá uma leitura de falta de cor na vida dos personagens. Assim como a linha central da trama, o trem em Belo Horizonte, na capital mineira. O trem simboliza os caminhos percorridos, as idas e vindas e cada elemento usado pelos diretores em cena tem um significado para discutir sobre quem são aqueles personagens e que querem.

Esse filme vai agradar um público mais interessado em cinema experimental. 



Ficha Técnica



Título Original: O Homem das Multidões

Título No Brasil: O Homem das Multidões


Direção: Cao Guimarães e Marcelo Gomes.

Elenco: Jean-Claude Bernardet, Paulo André, Silvia Lourenço

Produção: Beto Magalhães e João Vieira Jr.

Fotografia: Ivo Lopes Araújo

Montador: Cao Guimarães e Marcelo Gomes.

Trilha Sonora: O Grivo

Gênero: Drama

Duração: 95 min.

Ano: 2013

País: Brasil

Cor: Colorido

Estúdio: Cinco em Ponto / Lucas Sander / REC Produtores Associados


Trailer






GUARDIÕES DA GALÁXIA


Sinopse: Da Marvel, o estúdio que trouxe franquias globais campeãs de bilheteria como Homem de Ferro, Thor, Capitão América e Os Vingadores - The Avengers, chega uma nova equipe — os Guardiões da Galáxia. Uma aventura espacial com muita ação, Guardiões da Galáxia da Marvel expande o Universo Cinemático Marvel para o cosmo, onde o impetuoso aventureiro Peter Quill se vê como objeto de uma caçada implacável após roubar uma misteriosa esfera cobiçada por Ronan, um vilão poderoso com ambição que ameaça todo o universo. Para fugir do determinado Ronan, Quill é forçado a fazer uma complicada aliança com um quarteto de desajustados — Rocket, um guaxinim atirador, Groot, uma árvore mutante humanoide, a mortal e enigmática Gamora e o vingador Drax, o Destruidor. Mas quando Quill descobre o verdadeiro poder da esfera e o perigo que ela representa para o cosmo, ele deve fazer seu melhor para reunir seu grupo desorganizado para uma última e desesperada resistência — com o destino da galáxia em jogo.





Crítica: O tão esperado "Guardiões da Galáxia" é uma grata surpresa para os fãs e uma ótima descoberta de entretenimento para quem nunca ouviu falar desses heróis da Marvel.

O filme que reúne esses heróis nada convencionais, além de divertido, é tecnicamente bem feito. O diretor James Gunn optou por uma estética de quadrinhos que cria um visual deslumbrante como se fosse uma HQ em movimento. 

A fotografia de Ben Davis valoriza o colorido usado nos personagens e cenários que estão bem caracterizados respeitando a estética original. E claro, vale a pena assistir em 3D. Um casamento perfeitamente harmônico entre maquiagem e efeitos visuais deixam o filme como sério candidato a essas categorias no Oscar de 2015.

Mas como um filme não vive só de efeitos visuais, a história é muito interessante. O roteiro escrito pela dupla James Gunn e Nicole Perlman é bem delineado e com diálogos divertidos e situações engraçadas criadas em um tom certo de "comédia de situações". James Gunn também soube criar cenas de ação de forma interessante sem os exageros que alguns filmes tem apresentado ultimamente. Lutas e explosões na medida certa, nem mais, nem menos. Com um detalhe, você vai conseguir ver as cenas de luta com clareza e saber quem está batendo e quem está apanhando.

Um dos trunfos do roteiro é usar a trilha sonora como um personagem a mais. A ótima trilha sonora criada por Tyler Bates é divertida, animada e com certeza marcante para quem sai da sala de cinema.

Os personagens são ótimos!  Chris Pratt fica como o líder do grupo chamado Guardiões da Galáxia. Ele acerta no tom para Peter Quill, o único terráqueo do grupo, irreverente, esperto que na verdade ele é o ponto de união dessas figuras estranhas. 

Groot, descendente de uma raça alienígena, é um personagem carismático e tem a voz de Vin Diesel. Groot é companheiro inseparável do guaxinim Rocket que tem a voz de Bradley Cooper. A dupla funciona bem e são responsáveis por boa parte das frases engraçadas do filme. Com certeza nasce uma nova dupla no cinema inseparável e cativante.

Zoe Saldana vive Gamora, uma orfã alienígena verde, criada por Thanos para ser um assassina e criou uma reputação de ser uma guerreira implacável, mas na verdade busca se vingar da crueldade de seu "pai adotivo". Ela é a personagem mais séria do grupo. A atriz que ficou conhecida mundialmente por seu personagem azul em Avatar, agora ganha a cor verde e cabe a ela o tom mais sério e dramático do longa.


Para fechar o time, o ator Dave Bautista interpreta Drax, um sujeito grandão e emotivo. O ator dosa bem os contrastes desse personagem abrutalhado e sensível que tem um toque de inocência o que o torna mais engraçado. 


O vilão fica por conta de Ronan vivido por Lee Pace que faz uma aliança com o maquiavélico Thanos.  Enquanto o vingativo Ronan move toda a ação para destruir o povo Xandariano, ele é protegido por Korath personagem de Djimon Houson que leal caçador do vilão. 

O longa conta ainda com um ótimo elenco que dá vida a outros personagens como Benício Del Toro que faz o colecionador, Gleen Close como Nova Prime a líder de operações de Xandar, Michael Rooker como Yondu e   John C Reily,  o Oficial militar Rhomann Dey. 


Como sempre em filmes dos heróis Marvel, a produção fica por conta de Kevin Paige e a produção executiva  Louis D’Esposito, Victoria Alonso, Jeremy Latcham, Alan Fine e Stan Lee. E nada de pressa quando os créditos começarem a passar. Espere para assistir a cena extra que sempre tem ao final dos créditos dos filmes da Marvel.

Guardiões da Galaxia é diversão garantida e um ótimo trabalho dos Estúdios Marvel.




Ficha Técnica



Título Original: Guardian of Galaxy

Título No Brasil: Guardiões da Galaxia

Direção: James Gunn

Roteiro: Chris McCoy e Nicole Perlman.

Elenco: Chris Pratt,Zoe Saldana,Bradley Cooper, Vin DieselBenicio Del Toro, Djimon Hounsou, Emmett Scanlan, Glenn Close, Lee Pace, John C. Reilly, Karen Gillan, Dave Bautista, Laura Haddock, Melia Kreiling, Michael Rooker, Ophelia Lovibond, Peter Serafinowicz. 

Produção: Kevin Feige

Fotografia: Ben Davis

Montador: Fred Raskin

Trilha Sonora: Tyler Bates

Gênero: Ação

Ano: 2014

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Distribuidora: Hughes Winborne / Walt Disney Pictures

Estúdio: Craig Wood / Marvel Enterprises / Marvel Studios




Trailer






Trailer Dublado


Nenhum comentário:

Postar um comentário